Notícias › 27/09/2016

Campanha de doação de órgãos começa nesta terça-feira

Foi aberta nesta terça-feira, 27, a Campanha Nacional de Incentivo a Doação de Órgãos e Tecidos.

O Brasil possui o maior programa público de transplantes de órgãos, tecidos e células do mundo, através do Sistema Único de Saúde (SUS). Em todo o país, foram realizados mais de 12 mil transplantes somente no primeiro trimestre deste ano.

A campanha deste ano tem como foco principal mostrar aos brasileiros a qualidade de vida que a pessoa volta a ter após o transplante, e com isso incentivar a população a se tornar doadora de órgãos.

Em ano de Jogos Olímpicos e Paralímpicos no país, as peças publicitárias da Campanha foram feitas com pessoas transplantadas que se tornaram atletas, encontrando na prática do esporte um incentivo a mais para cuidar da saúde e manter a qualidade de vida. Para estes, segundo o site oficial da Campanha, “cada dia é uma vitória, porque viver é uma grande conquista”.

Em Brasília, a central de notificações funciona no Hospital de Base, mas o recolhimento do órgão pode ser feito tanto em hospitais públicos quanto privados. O interessado precisa, apenas, que a família concorde. Após a autorização, os dados são inseridos no sistema do Ministério da Saúde, que gera a lista de pacientes. A preferência é para um paciente do estado, mas se não houver candidato apto, o órgão é enviado para outra unidade da federação.

Por Canção Nova