Paróquia
Nossa Senhora da Conceição de Nova Aparecida

Av. Cardeal Dom Agnelo Rossi, 512 - Cj. Hab. Pe. Anchieta - Campinas - SP | Tel: (19) 3281-0884

Notícias › 10/11/2016

CNLB disponibiliza material de reflexão para o Dia dos Leigos

A igreja no Brasil celebra no próximo dia 20, a Solenidade de Cristo Rei do Universo e Dia Nacional dos Cristãos Leigos. Neste ano, a presidência do Conselho Nacional do Laicato do Brasil e a Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato elaboraram um subsídio de reflexão e celebração aos regionais, dioceses, paróquias, movimentos, pastorais, associações laicais e novas comunidades. O subsídio apresenta uma proposta de três encontros: o primeiro, reflete sobre a caminhada dos cristãos leigos e leigas: avanços e recuos; o segundo reflete sobre o cristão leigo e leiga como sujeito eclesial; e o terceiro aborda a ação transformadora como cristãos leigos e leigas. O material apresenta também um roteiro de sugestão para a celebração da Solenidade de Cristo Rei.

Os textos utilizados neste subsídio têm como referência o Documento 105 da CNBB, – “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo”. Em cada encontro, uma apresentação do tema iluminado pela palavra de Deus. O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, Laudelino Augusto, diz que todos os fiéis são chamados a assumir o compromisso de levar a palavra de Deus ao mundo. “Cristãos leigos são verdadeiros sujeitos eclesiais. O Documento 105 propõe que possamos entender e atuar como sujeito eclesial tanto na igreja como na sociedade. Muitos já estão assumindo seu compromisso na Igreja, vamos também assumir nossa identidade, vocação, espiritualidade e missão no mundo para que o Reino aconteça. Vamos ser igreja em saída junto com o papa Francisco e os demais sujeitos eclesiais”, reforçou.

O material está disponível no site do CNLB: www.cnlb.org.br

Histórico

O Dia Nacional dos Cristãos Leigos é comemorado na Solenidade de Cristo Rei desde 1991. A data ocorre sempre no último domingo do ano litúrgico na igreja e foi definida pela Assembleia Geral do CNLB, em continuidade com a tradição da Ação Católica que realizava, neste dia, a renovação das promessas batismais e refletia sobre a missão dos leigos.

Por CNBB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Horários das Missas VEJA +

Terça, Quarta, Quinta e Sexta - feira: 7h Sábado: 19h Domingo: 7h Veja mais

Publicações VEJA +
Enquete
Com que frequência você frequenta nossa paróquia?
Ver o resultado