Notícias › 05/10/2016

Colaboradores preparam aniversário de 64 anos da CNBB

Durante todo o mês de outubro, considerando a abertura oficial do Ano Nacional Mariano, a festa da Padroeira do Brasil e o aniversário da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os assessores e colaboradores da sede da entidade, em Brasília (DF), estão realizando uma série de atividades de reflexão e oração.

Nesta quarta-feira, 5 de outubro, no final a oração realizada no hall de entrada do prédio, os participantes lembraram a pessoa de Dom Luciano Mendes de Almeida que estaria completando nesta data, 86 anos de vida. Dom Luciano faleceu em 2006 e foi secretário geral e presidente da CNBB por dois mandatos. Lembrando o processo na Congregação para a Causa dos Santos, uma oração pela sua beatificação foi recitada depois de uma breve exposição de sua biografia.

A CNBB completa 64 anos de fundação em 14 de outubro e é um organismo permanente que reúne os Bispos católicos do Brasil que, conforme o Código de Direito Canônico, “exercem conjuntamente certas funções pastorais em favor dos fiéis do seu território, a fim de promover o maior bem que a Igreja proporciona aos homens, principalmente em formas e modalidades de apostolado devidamente adaptadas às circunstâncias de tempo e lugar, de acordo com o direito” (Cân. 447).

O Ano Nacional Mariano, proclamado pela CNBB, foi aberto oficialmente na última reunião do Conselho Episcopal Pastoral, dia 21 de setembro e terá também abertura nas dioceses de todo o Brasil em 12 de outubro, por ocasião da Festa de Nossa Senhora Aparecida. Oficialmente, o Ano Mariano termina no dia 11 de outubro de 2017.

Por CNBB