Notícias › 12/09/2016

Conselho de Cardeais volta a se reunir com Francisco

O Papa Francisco participa a partir desta segunda-feira (12/09), no Vaticano, da reunião do Conselho dos Cardeais, também chamado de “C9”.

Na pauta dos três dias de encontros está a reforma da Cúria Romana, que o Pontífice já iniciou com vários Motu Proprio que agruparam e criaram novos dicastérios vaticanos. O último foi o Pontifício Conselho para o Desenvolvimento Humano Integral, que a partir de 1° de janeiro assumirá as competências de quatro dicastérios: Justiça e Paz, Cor Unum, Pastoral para os Migrantes e Itinerantes e Pastoral para os Agentes de Saúde.

Já no início deste mês, cessaram as funções de outros dois Pontifícios Conselhos, incorporados no novo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

Trata-se da 16° reunião do C9, que começou em 1° de outubro de 2013.

Integram o Conselho os seguintes Cardeais: Óscar Andrés Rodriguez Maradiaga (Honduras), Pietro Parolin (Secretário de Estado), Giuseppe Bertello (Governatorato vaticano), Francisco Javier Errazuriz Ossa (Chile), Osvald Gracias (Índia), Reinhard Marx (Alemanha), Laurent Monsengwo Pasinya (República Democrática do Congo), Sean O’Malley (EUA), George Pell (Austrália). O Secretário é o Bispo de Albano, Dom Marcello Semeraro.