Notícias › 16/11/2016

Mudanças climáticas: Papa pede resposta coletiva e responsável

O Papa Francisco enviou uma mensagem aos participantes da 22ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP22), que acontece na cidade marroquina de Marrakech, até o dia 18.

Francisco pede uma “resposta coletiva responsável” nesta área. A mensagem foi divulgada nesta terça-feira, 15, pelo Vaticano e é dirigida ao ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros, que preside à conferência.

Francisco destaca a grave responsabilidade ética e moral de agir sem demoras para travar a degradação ambiental e enfrentar os efeitos das alterações climáticas, evitando pressões políticas e econômicas em sentido contrário.

A mensagem saúda a entrada em vigor do Acordo de Paris, fruto da COP21, em 2015, realçando que a ação individual e/ou nacional não é suficiente perante temáticas tão complexas.

O Papa fala num impacto preocupante das mudanças climáticas, em particular nas populações mais pobres e nas gerações futuras.

Em relação à implementação do acordo, o pontífice defende que não bastam soluções técnicas, e pede um compromisso político para tomar as medidas necessárias, levando em consideração os aspetos éticos e sociais.

Por Canção Nova, com Agência Ecclesia