Pastoral da Catequese

A Pastoral da Catequese tem a missão de oferecer a todas as crianças, jovens e adultos uma formação cristã à luz dos Evangelhos, por meio das celebrações litúrgicas e da Vicência comunitária. Nesse sentido, a Catequese visa contribuir para o desenvolvimento e amadurecimento da fé.

A Pastoral da Catequese não se resume em apenas preparar a criança para receber o sacramento da Comunhão, pois desenvolve um papel fundamental na formação humana dentro dos valores cristãos. A finalidade definitiva da catequese é levar à comunhão com Jesus Cristo: só Ele pode conduzir ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade.

“Todo catequista deve aplicar a si mesmo a misteriosa palavra de Jesus: ‘Minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou’ (Jo 7,16)” (NCIC, 426-427).